Início | Antena | Apenas 12% das empresas contam com uma estratégia de Big Data concreta, afirma pesquisa do SAS

Antena

Apenas 12% das empresas contam com uma estratégia de Big Data concreta, afirma pesquisa do SAS

PartnerSales

Publicado em 06/05/2013 às 16:00

 

A grande maioria das organizações ainda não se organizaram para implementar uma estratégia de Big Data. O SAS e a SourceMedia entrevistaram 339 gestores de TI sobre o uso de tecnologias de gerenciamento de dados em suas organizações. Os resultados mostram que poucas empresas tiram vantagens das informações sobre seus produtos, clientes ou de outras fontes de dados.

Apenas 12% das organizações pesquisadas estão atualmente implementando estratégias de Big Data em suas operações diárias. As barreiras mais comuns para a falta de uso da tecnologia são a necessidade de informação específica e clareza dos benefícios (21% e 15% respectivamente). 9% disseram ainda que falta apoio da liderança executiva da empresa e outros 9% entendem que não qualidade nos dados existentes para a adoção da tecnologia.

Questionados sobre a possibilidade de utilizarem fontes de dados externas em 2014 em iniciativas de Big Data, apenas 14% dos entrevistados disseram que "muito provavelmente", enquanto 19% tiveram uma postura negativa em todos os aspectos. Os principais obstáculos incluem preocupações em torno da precisão e qualidade dos dados; acesso às informações relevantes; dificuldades na conciliação dos dados; e incertezas por parte da alta gestão das empresas quanto a pontualidade, conformidade e segurança dos dados.

A pesquisa ainda não encontrou um consenso real sobre quem é o responsável pela estratégia de gerenciamento de dados. As respostas variaram desde o gestor de TI ao CEO da empresa. A consequência disso é que a falta de um “dono” potencialmente gerará um desafio adicional na implantação e execução de uma estratégia de dados¹.

A maioria dos entrevistados indicou a análise estatística de dados como uma prioridade para apoiar decisões de negócios, juntamente com o aumento da comunicação interna e acesso à informação. Quando perguntados sobre o que eles esperam dessas soluções, a primeira resposta é a visualização e geração de dashboards com 73%; seguido pela possibilidade de traçar perfis (data profiling) com 53%; e a oferta de software como serviço (SaaS) com 44%.

A pesquisa foi conduzida pela internet em dezembro de 2012 com profissionais de gestão da informação. Os 339 entrevistados foram selecionados pelo seu envolvimento com as ferramentas de gerenciamento de dados em suas empresas e a margem de erro é de 5,3%. 

voltar

Titulo: Apenas 12% das empresas contam com uma estratégia de Big Data concreta, afirma pesquisa do SAS

Destinatário(s)
Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

Titulo: Apenas 12% das empresas contam com uma estratégia de Big Data concreta, afirma pesquisa do SAS

Mensagem de Erro

Esta é a área central para comunicação entre revendas, distribuidores e fabricantes com a equipe da PartnerSales.
Incentivamos as mensagens de nossos leitores com sugestões de pautas, críticas, elogios ou reclamações.

Seus dados
Código de Validação:*
(*) Preencha o código de validação corretamente.

© Copyright PartnerSales - O site focado em parcerias de negócios e estratégias de vendas. Todos os direitos reservados. Outros nomes de companhias, produtos e serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de outros.

Sydow Marketing